Dicas para ter privacidade no mundo digital

16:11:00 Unknown



Com o avanço da Internet no mundo (que já é grande) a perda de privacidade online tem se tornado cada vez mais comum, mas você não pode deixar isto acontecer.


Veja agora algumas dicas super importantes para se manter seguro e "privado" online:

1. Configurações de segurança: nas redes sociais, como o grande Facebook temos várias configurações de segurança para impedir que nossa conta seja alvo de pessoas mal intencionadas, é altamente recomendado que você ative todas elas. Um exemplo de segurança que serviços de e-mail e redes sociais dispõem é a ferramenta de dupla autenticação: um código enviado a seu smartphone como uma mensagem 'SMS'. Isso dificulta muito a invasão de um terceiro à sua conta. 

2. Crie senhas fortes e diferentes para cada serviço que você utiliza: essa medida impede que hackers consigam acessar seus dispositivos e contas em serviços como redes sociais e de hospedagem na nuvem por meio de ataques de força bruta. (Mas não esqueça das senhas :D)

Ao criar uma senha, sempre use uma combinação de letras e números e inclua um símbolo se o site permitir. Embora seja mais difícil de lembrar, essa senha será quase impossível de ser adivinhada.

3. Desative o recurso de backup em nuvem: isso impede que as informações e fotos pessoais que você tem no seu dispositivo móvel sejam enviadas automaticamente para serviços de armazenamento em cloud computing. Assim, seus arquivos ficam apenas no seu dispositivo.

4. Use um bom antivírus: isso para alguns pode parecer idiotice mas qualquer cuidado é pouco!

Antivírus são aplicações uteis como para se livrar de algum arquivo infectado que vá te espionar tanto no Desktop quanto no Smartphone. (Mas não ele não funciona desativado ;) )

5. Não use redes Wi-Fi abertas ou gratuitas: embora haja avisos de especialistas em segurança há anos sobre os perigos das redes sem fio abertas, muitos usuários continuam ignorando tais recomendações em nome da comodidade.

As redes Wi-Fi públicas não estão abertas apenas aos usuários, mas também a invasores que tentam se apoderar de dados confidenciais dos usuários.
Os cibercriminosos podem utilizar técnicas relativamente simples e bem conhecidas para interceptar o tráfego descriptografado dos usuários destinado a bancos, ao PayPal ou à Amazon, por exemplo.

6. Sempre utilize uma conexão segura: Confirme sempre se o seu browser está mostrando o cadeado e o “https” no começo da URL. Se a conexão não for encriptada, alguém na mesma rede pode “escutar” a requisição e pegar as suas credenciais. Nunca pule um aviso de certificado inválido, pode ser alguém se passando pelo site que você quer acessar, um ataque facilmente executado num Wi-Fi público.

Seguindo estas dicas, você com certeza conseguirá sua privacidade de volta!








Você pode querer ver isso: