Por que os processadores AMD são inferiores aos da Intel, mesmo tendo o dobro de núcleos e um clock maior?
A imagem de introdução, não é nada menos que "2 núcleos" em apenas 1 módulo. Se você olhar com atenção no desenho, é possível perceber que 1 módulo não são exatamente 2 núcleos completos.
É como se 1 módulo fosse capaz de fazer por vezes, 2 coisas com o desempenho de 2 núcleos, outras vezes fazer 2 coisas com o mesmo desempenho de um 1 núcleo. Por exemplo, para calcular números inteiros, o processador da AMD vai de fato se comportar como um octa core de verdade, mas para calcular ponto flutuante ele vai se comportar como um quad core com hyper threading.
Existe um mito relacionado ao fato de a AMD esquentar muito, e é possível dizer que isso é mentira(até porque nem pode). O maior problema dos processadores da AMD é justamente o fato de eles não poderem esquentar muito, ou o sistema desiga ou ativa o throttling. Enquanto um processador da Intel só atinge a temperatura crítica aos 105 ºC, para os processadores da AMD a temperatura crítica é de 70ºC, e bem antes de atingir 70ºC ele provavelmente vai diminuir o clock para manter a estabilidade do sistema, se você não tiver um sistema de refrigeração adequado(eu mesmo duvido que essas temperaturas seriam suficientes para derreter uma bolacha de silício, mas de qualquer forma é garantido que nessas temperaturas é quando o sistema desliga)
Para finalizar, os processadores da AMD tem um probleminha que é o fato de precisar de uma ponte norte externa para controle de PCI Express, que faz o processador esquentar ainda mais.

