Como instalar programas no Linux sem dificuldade
Existe um preconceito antigo por parte dos muitos em relação ao sistema operacional Linux, de que o mesmo é um sistema operacional difícil de usar, que tem que usar terminal até para payid@r.
No tutorial de hoje, nós vamos quebrar este mito.
Existem 2 formas de instalar programas no Linux sem fazer uso de terminal:
-Baixando pacotes
-Usando um gerenciador gráfico ou uma central de programas.
Baixando pacotes:
O macete é bem simples. Se você utiliza alguma distribuição da família Debian(como Linux Mint, Ubuntu, etc), você procura pelo pacote .deb. Se você utilizar uma distro baseada no Red Hat(Fedora, CentOS), você procura pelo pacote .rpm.
Outras distribuições podem usar outros pacotes.
Eventualmente, podem vir somente em formato .tar com um bin, sh, run algo parecido. Nesse caso, você só precisa descompactar com seu gerenciador de arquivos compactados, entrar nas propriedades do arquivo para autorizar a execução como programa, daí você clica 2 vezes.
Em alguns casos, talvez realmente precise de comando de terminal, para isso basta procurar o manual de instalação dentro do pacote em ultimo caso.
Gerenciador gráfico de instalação:
São ferramentas que facilitam o uso do apt e do yum. O Ubuntu mesmo já tem uma central de programas para cumprir esta necessidade.
No Fedora, você pode copiar e colar este comando para instalar o yumex para facilitar o uso do yum ou dnf:
su -c "dnf install yumex-dnf || yum install yumex"
Se você usa Debian, você pode instalar o synaptic para gerenciar o apt. Abra o terminal com root e digite o seguinte comando:
apt-get install synaptic
Dependendo do disco do Debian que você baixar, talvez ele já venha com synaptic.
No Ubuntu, você tem uma solução bem completa chamada "central de programas", a qual os usuários de Mac OS X provavelmente já estão familiarizados. Ela é basicamente uma interface bastante completa para gerenciar o apt, inclusive se você explorar bem as configurações, você consegue instalar repositórios com facilidade, o que talvez lembre mais um iOS com jailbreak.
Programas do Windows:
Se você precisar rodar algum programa do Windows no Wine, a solução é bastante simples. Basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo .exe e clicar em "Carregador de programas de Windows Wine". Você só vai usar o terminal, se você notar que o programa está tendo algum problema para executar, até porque sabemos que apesar do grande esforço da equipe de desenvolvedores do Wine, ele não é igual o Windows, apenas tenta ser compatível.

