Crítica: Vale a pena pagar pela marca?
Pela imagem da matéria, os fãs mais religiosos da Apple provavelmente irão pensar que esta será uma matéria bastante tendenciosa. Brincadeiras a parte, este é o mascote do núcleo Darwin usado tanto no OS X quando no iOS, chamado Hexley, o ornitorrinco. Por alguma razão, parece que as pessoas gostam de dar um mascote à projetos open source.
Exemplos: Tux - O pinguim do Linux, Daemon - O diabinho do FreeBSD, Puffy, o peixão do OpenBSD, GNU - Sim, é o animal com o mesmo nome do projeto e Bugdroid - Acredite se quiser, este é o nome do robô verde mascote do Android, não é nenhuma piada.
Lançaram até um jogo divertido chamado que une muitos desses mascotes, supertuxkart.
-----------------------------------
Chega de explicar a imagem acima. Mesmo que seja divertido.
A grande verdade, é que muitas fabricantes cobram uma alta margem de lucro só porque sabem que tem quem compre. Por exemplo, o Machintoshs não são caros por causa do Mac OS X(temos sistemas operacionais semelhantes ou até superiores que são de graça), mas sim porque a Apple sabe o quanto essa maçã vale. Esta história também vale para o console PlayStation 4 e para smartphones como o Galaxy S6(apesar de ambos só serem extremamente caros no lançamento).
Como o Octaiver Matt já provou, nem tudo o que é desconhecido é ruim. As vezes os produtos podem ser baratos simplesmente porque ninguém conhece eles, o que de fato diminui bastante o preço.
Vamos falar por exemplo dos Machintoshs, eles são de fato rápidos(isso é obrigatório de qualquer computador que tenha um SSD), telas de alta resolução e talvez a carcaça de alumínio ajude a dissipar o calor. Mas também não é difícil achar computadores com estas características que custem pouco mais da metade do preço, e ainda tenha placa de vídeo dedicada ou um processador bem mais forte. O mito mais comum(espalhado até mesmo por jornalistas), está na integração entre hardware e software, desmentido aqui e aqui.
Também podemos usar como exemplo os fones da beats, que são bastante caros para a qualidade sonora oferecida. Se estiver duvidando, pode olhar isso.
Se você quiser que o seu produto da sua empresa favorita barateie, o que você pode fazer é fortalecer a concorrência. Pesquise bastante antes de comprar, e sempre faça perguntas em fóruns de tecnologia caso não obtenha resultado.

