O que é Jailbreak?
A gigante Apple além de ser conhecida pela preocupação com design, qualidade e funcionalidade de seus produtos, está sempre investindo e reforçando a segurança de seu sistema, por isso vive em constante briga de "gato e rato" contra o jailbreak, processo que permite aparelhos com o sistema iOS (iPhone, iPod touch e iPad) execute aplicativos não autorizados pela fabricante Apple.
Considerado por muitos sinônimo de "ilegalidade" o processo não é realmente considerado ilegal, apenas arriscado, visto que a maçã alega que qualquer problema em um aparelho jailbroken (fugido da prisão, em tradução livre) não está coberto pela garantia. Mas fique tranquilo, caso você possua um gadget com jailbreak ou caso venha a se arriscar a realizar o processo, e posteriormente precise enviar o produto para garantia, basta uma restauração completa do SO e você está livre de qualquer "acusação".
O método que foi desenvolvido por hacker insatisfeitos com a customização em geral de seus aparelhos, é comumente relacionado a dispositvos Apple, devido à grande popularidade que o processo ganhou, no entanto é possível realizar o mesmo para ganhar controle total de outros aparelhos, tais como, Playstation 4 ou Xbox One.
A técnica para aparelhos Apple tem como principal objetivo adicionar recursos extras, seja via instalação de softwares não autorizados ou pela habilitação de funcionalidades bloqueadas, permitindo assim mais liberdade de customização e utilização sem limitações por parte da fabricante. Quando lançado, ainda em 2007, o objetivo era modesto, bem modesto, queriam apenas permitir o uso de qualquer arquivo de áudio como toque do telefone, já que os originais não agradavam muito. Hoje, porém, as possibilidades são inúmeras, e sempre que uma nova versão do sistema é apresentada, começa uma nova corrida para a liberação de uma nova ferramenta para a "fuga".
É interessante apontar também que a cada atualização oficial que é liberada, percebemos que muitas das novidades implementadas surgem de ideias copiadas de funções presentes graças ao jailbreak. O processo hoje em dia é bem mais simples, ferramentas como Taig e PP (as mais atuais), fazem tudo sozinhas, bastando apenas alguns cliques e um pouco de paciência, em poucos minutos seu iDevice estará liberado para o mundo, mundo este de infinitas possibilidades.
Enfim, como podemos concluir, fazer o procedimento, não significa apenas que será utilizado para baixar aplicativos gratuitos (que originalmente seriam pagos), mas sim uma forma de customização completa do sistema, com inclusão de novas funcionalidades que sejam úteis aos usuários.
Somos contra pirataria, e se você resolver se arriscar a realizar o procedimento, recomendamos alguns "tweaks": IntelliScreenX 8, Remote Messages, SwipeSelection, Tage, TypeStatus, Volume Slider, dentre vários outros.
Gostou? Curta nossa Fan Page.


