Equipe de programadores na China traduzem a Swift, a linguagem de programação usada pela Apple, para o mandarim.
A Apple tem apostado muito na China pois se trata de um mercado gigantesco, Tim Cook, CEO da empresa, já fez inúmeras visitas desde que assumiu a companhia em 2011, inclusive a cor dourada nos iPhones que vimos em 2013 no 5S e que agora vemos em outros produtos foi para agradar este mercado asiático que tem o maior mercado de smartphones do mundo.
Embora a empresa tenha perdido suas expectativas de lucros trimestrais neste mês de julho, pois a demanda pelo iPhone foi menor do que o esperado, o iPhone responde pela grande maioria das vendas de smartphones topo de linha deste mercado, e queira ou não, ela se beneficiará ainda mais deste mercado, sem nenhum esforço, pois uma equipe de 100 programadores desde junho de 2014 se juntou para traduzir a Swift, que é a linguagem de programação que a Apple usa para o desenvolvimento do IOS para o mandarim, para facilitar a 850 milhões de nativos da língua a desenvolverem aplicativos para o IOS.
O originador do projeto se chama Jie Liang, é um estudante da Universidade de BeiHang em Beijing, e quem escreveu o post comemorativo dizendo que começou a tradução do Swift para “Sincronizar a China e o mundo.” Como muitos de seus colegas programadores, Liang estava interessado em desenvolver para o IOS porém frustado pelo nível de proficiência em inglês requerida para desenvolver usando a linguagem de programação. "Eu nunca pensei que havia tantas pessoas dispostas a participar e contribuir com a sua própria força", escreveu ele no blog. A Swift traduzida foi acessada mais de 2 milhões de vezes via host on-line de código aberto GitHub. Deixe sua opinião!


